Casa Dançante, Praga, República Tcheca
O renomado escritor Vaclav Havel bancou a ideia do arquiteto croata Vlado Milunić, feita com a colaboração de Frank Gehry, de colocar um prédio torto no coração de Praga. O intelectual e então presidente vislumbrava um centro cultural na torre, cuja arquitetura é inspirada na dupla de dançarinos e atores Fred Astaire e Ginger Rogers. Mas a bela construção funciona, hoje, como um prédio comercial.~
Este edifício foi projetado pelo arquiteto tcheco-croata Vlado Miluni?, em colaboração com o famoso Frank Gehry, projetista do Museu Guggenhein de Bilbao e do Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, entre vários outros. Os dois são bons amigos de longa data, e fizeram vários projetos juntos. Mas talvez a Casa Dançante seja o mais significativo.
Oficialmente, o prédio de chama Nationale-Nederlanden building, mas ninguém reconhece por esse nome (alguém sabe que a Marginal Tietê se chama Avenida Presidente Castelo Branco?). Para todos é a Casa Dançante. O apelido, obviamente, vem da arquitetura do edifício, cheia de curvas e com dois blocos distintos, dando a impressão de um casal dançando. Alguns chamam a obra de edifício Ginger & Fred, em homenagem a Ginger Rogers e Fred Astaire, que nunca dançaram em Praga, mas são a quintessência de uma época em que casais dançavam juntos, as mulheres de saia rodada. Outros de Casa Bêbada, mas isso é maldade…
Nenhum comentário:
Postar um comentário